Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

Bernardo Silva, explica-nos qual é a tua melhor qualidade

por Henry, em 29.06.15

Qual é a tua melhor qualidade enquanto jogador, Bernardo? Explica-nos. É o teu drible? É a tua finta? É a forma como conduzes a bola em que parece que ela não sai dos pés?

 

Se este menino tivesse alguém que lhe fizesse dar o salto para onde devia aos 18 anos...

A jogar no Benfica B, na 2ª liga, no seu primeiro ano de sénior para ele já tudo era muito fácil. O contexto apresentado em campo não era complexo para o seu desenvolvimento e esteve uma temporada a competir sem praticamente estímulos nenhuns, com equipas e jogadores mais fracos para aquilo que ele precisava. E naturalmente logo no seu primeiro ano de sénior foi considerado o melhor jogador da Liga, uma liga que era pouco para aquilo que ele sabia fazer.

 

Sem também ser opção no Benfica na sua segunda época de sénior, decidiu abandonar o clube, e de forma acertada, para o seu bem profissional. Era inevitável a saída para a sua evolução enquanto jogador. Mais uma época a competir no Benfica B era continuar a estagnar um prodígio, continuar a impedir o seu desenvolvimento.

PirloJuventus.jpg

É então que se encontra no Mónaco, a competir na Liga dos Campeões, com os melhores do mundo. A competir no campeonato francês, com alguns dos melhores da europa. A competir a um nível que lhe condiz. A fasquia subiu tanto que agora no Campeonato da Europa de sub-21 o Bernardo Silva parece que tem uns 3 anos a mais em relação a muitos outros. O seu desenvolvimento foi grande, e salta à vista de todos a sua capacidade para fazer o que quer no meio daqueles miúdos.

 

É isto que vai fomentar o crescimento de um jovem jogador: os desafios difíceis. É preciso novos estímulos para eles crescerem e evoluirem. É preciso não colocar barreiras a esse crescimento ao colocá-los em equipas onde competem em campeonatos onde não existe dificuldades para esses jogadores. É necessário colocá-los no escalão seguinte, quando estes já são demasiado bons para o próprio escalão. Só assim vão ter dificuldades em campo, só assim vão procurar novas soluções, para novos problemas que antes não existiam, para dificuldades que no seu escalão não tinham. 

O Bernardo Silva antes de se tornar sénior já devia estar a treinar e a jogar com os séniores. É só pegar em exemplos como Gotze, Sterling, Markovic, Messi... Quantos jogos na equipa principal já estes tinham com 19 anos? E o Bernardo no Benfica? Nem um!

1 comentário

Comentar post

  •  
  • Tags

    mais tags