Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

A evolução do futebol no Brasil

por Henry, em 24.03.15

comemoracao-brasilsub20-afp.jpg

 

 

«O futebol mudou bastante, está muito competitivo e não tem mais jogo fácil. Qualquer time de qualquer país dificulta, com jogo de marcação e força. Temos que entrar nesse contexto também, os times sul-americanos têm muita marcação, é isso que temos que mudar. Não jogar o tempo todo com a bola, ter também essa força, essa marcação, se conseguirmos mudar esse pensamento vamos ter melhores resultados» - Marcos Guilherme, jovem de 19 anos que joga no Atlético de Paranaense

 

Segundo Marcos Guilherme, único convocado para a selecção Olímpica da equipa de sub-20 do Brasil que foi ao Sul-Americano, supostamente o melhor, diz-nos pela sua experiência que para vencer não é preciso ter bola, mas sim força e usar marcação apertada (suponho que individual). Ao fim de uns 4/5 anos de formação que teve, foi isto que retirou da sua aprendizagem até chegar a sénior.

 

Ninguém deve ter explicado a Marcos Guilherme que ao ter a bola já está a evitar que a outra equipa marque. A ideia da força prevalecer sobre tudo o resto é das mais rudimentares que existe no futebol. A evolução do jogo caminha para se distanciar ainda mais do que se faz no Brasil, por aqueles lados parece que ficou tudo exactamente igual ao século passado.

  •  
  • Tags

    mais tags