Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

Mais que um jogo!

«If you play on possession, you don’t have to defend, because there is only one ball» - Johan Cruyff

José Mourinho: do passado ao presente

por Henry, em 28.04.15

_67949989_porto_empics.jpg

 

Curioso ver aquilo que Mourinho pensou sobre o jogo no início da sua promissora carreira e aquilo que pensa agora.

 

2015: «O Barcelona jogava um futebol bonito todas as semanas. Quando é que atingiram o ponto mais alto? Foi quando o Real Madrid se sagrou campeão? O que é o jogo bonito?»

Há alguns anos atrás: «O desenvolvimento da filosofia futebolística de um clube deve basear-se em 3 principios fundamentais: conseguir o maior número possível de títulos com um futebol atractivo e com o maior número de jogadores jovens e comunitários» 

 

2015: «Pergunto-me se, no futuro, quando for avô e estiver em casa com os meus netos, o futebol se vai resumir a um belo relvado sem golos. E que nesse relvado a equipa com mais posse de bola vença o jogo. Porque ouço muita gente dizer `sim, a minha equipa joga muito bem, tem muita posse de bola… Parece que os golos já não contam» - 2015

Há alguns anos atrás: «Quero alcançar melhores resultados com um futebol mais alegre. Para mim, a beleza no futebol passa sobretudo por ter o controlo do jogo através da posse de bola, dos ritmos de jogo, trocas de passe e os jogadores criativos terem preponderância dentro do colectivo»

 

2015: «Para mim, jogo bonito é saber exatamente o que fazer em campo. Contra o Arsenal fomos brilhantes do primeiro ao último minuto».

Há alguns anos atrás: «O objectivo mais importante é marcar (muitos) golos, criar (muitas) oportunidades para marcar, usar o espaço e o tempo em relação com os companheiros e oponentes, ter a posse de bola o maior tempo possível» [Goal attempts - Arsenal: 12 / Chelsea: 6 ~ via flashscores]

  •  
  • Tags

    mais tags